sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Meu segundo sabão deu certo


Esse sabão já foi bem mais fácil fazer!
Já sabia o que era certo e o que eu não devia mais fazer...
A soda não soltou toda aquela fumaça que houve da primeira vez e não utilizei o álcool para acelerar o processo.
Tive que mexer muito mais tempo, mas a aparência do sabão ficou bem homogênea.
Usei apenas o óleo saturado, a soda e um pouco de amaciante de roupas.
Quando chegou no ponto
eu o virei em caixas de leite vazias para já tomarem o formato retangular.

Rendeu exatamente dois litros.
Essa aparência mesclada é porque coloquei corante numa pequena parte do sabão.
Ele estará mais firme daqui há um ou dois dias.
Então desenformarei-o e partirei o sabão com a faca.
Vamos aguardar!

Dia: 01/02/11 - Desenformei o sabão

 


 

Quando desenformei o sabão, ele estava firme e macio como uma manteiga em temperatura ambiente. E húmido ao toque.
Agora ele deve ficar descansando pelo menos uma semana para secar. Com o passar dos dias, vai clareando.





Dia: 08/02/11
O Meu sabão ficou pronto e lindo!!!
Embalei os pedaços em retalhos de tecidos e coloquei lindas fitas... Eu amei!!!!
E estou vendendo!
Olha só as fotos!




O blog do meu ateliê, onde vendo meus produtos é:
Está convidado(a) a visitá-lo!

28 comentários:

  1. Oi Raquel,
    eu tentei fazer com a seguinte receita:

    200 g de soda.
    1 L de alcool
    3 L de óleo de cozinha ( usado e coado )
    5 L de água
    Mandava colocar um copo de açúcar, mas não coloquei.
    No fim não deu certo. Ficou lá encostado.
    queria fazer sabão de coco líquido. Será que alguém tem uma receita?

    Obrigado,

    Pedro Pellegrini

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pedro!
    O açucar seria para neutralizar o efeito da soda mais rapidamente... Eu não uso.
    O álcool acelera o processo de endurecimento da mistura... Também não gosto porque não dá tempo de mexer o tanto que é necessário... E a qualidade do sabão depende do tempo que se mistura tudo.
    Eu uso para cada litro de óleo, 200g de soda.
    E a água é mais ou menos o dobro do peso da soda em escamas.(Só para dissolver as escamas).
    Acho que tem jeito de recuperar sua mistura encostada!
    O meu primeiro sabão também não deu muito certo, não ficou bonito,nem homogêneo, mas ficou ótimo para lavar... Foi só a aparência que estragou.
    Vi uma receita de sabão líquido no youtube.
    É a mesma coisa, só que ao envez de colocar o sabão na forma para endurecer, acrescenta uns 20 ou 30 litros de água (dependendo do tamanho da receita... E pode ser misturado, nessa água, dentro de um tanquinho de lavar roupas.
    Para retirar e engarrafar nos galões é só retirar o sabão líquido pela mangueira de saída de água do tanquinho, abaixando a mangueira.
    O sabão de coco industrial só tem essência de coco... Então é só colocar!

    ResponderExcluir
  3. ...que maravilha esse trabalho....me sinto feliz em ver alguem fazendo isso pelo bem da natureza...pela melhoria de nossas vidas no planeta....parabens....sucesso e muitas realizacoes na sua vida....
    Que o seu exemplo seja a base para muitos que ainda virao.

    ResponderExcluir
  4. amiga seu sabão é ótimo tambem tenho uma receita meio diferente mas o que vale é dar certo e ajudar o meio ambiente , eu abri um blog tambem sobre este tema e gostaria de saber de vc como encontrar meu blog na net ?

    ResponderExcluir
  5. Olá Raquel olha só eu fiz uma receita de sabão de soda mas ñ deu certo, ela ñ endureceu. Como fazer para endurecer?
    Usei a seguinte receita.
    1kl de soda em escamas
    4 litro de agua
    4 litro de alcool
    4 litro de oleo saturado
    mas ñ deu certo ñ endureceu.
    vc sabe me dizer como recuperar essa mistura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga!
      Acho que você não vai perder essa mistura não...
      O único segredo do sabão é misturar muito! Quase uma hora, com o cabo de uma vassoura.
      Não é só misturar os ingredientes não.
      É o bater a massa que faz engrossar... Com cuidado para não respingar em você... com luvas de preferência...
      No final, quando já estiver bem cremoso, você despeja num recipiente (que NÃO pode ser de aluminio) e espera endurecer completamente.
      No dia seguinte já pode cortar o sabão.
      Você só pode usar o sabão depois de uns 20 dias (para dar tempo de evaporar todo o residuo da soda.
      Depois você me fala!
      Beijos!!!
      Raquel Bouchardet

      Excluir
  6. Veja meu outro blog!
    http://www.ateliedaserra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. fiz um sabao da seguinte maneira mas ta liquido.
    4 litros de oleo
    3e 2/1 litros de agua
    2 litros de alcool
    900 gr de soda o q faco p dar ponto ja tem 3 dias e esta da mesma maneira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valquiria!
      O problema é que você colocou MUITA água! Não precisava! Nem o álcool!
      Mas o alcool vai evaporar (ele só serve para acelerar a fusão do óleo e da sóda cáustica.
      Usou muita soda para pouco óleo.
      A água é so para dissolver a soda granulada. Se for soda líquida você não usa água.

      A receita basica é SÓ: óleo + soda liquida = sabão.

      Se a soda for granulada, tem que ser dissolvida em água para virar líquida.
      E se junta ao óleo para ser misturada por quase 1 hora.
      A parte do óleo é sempre maior que a parte da soda dissolvida.
      Você pode acrescentar alguma coisa para colocar aroma, como pinhosol, desinfetante, amaciante, sabão em pó, etc.
      O processo do sabão só se conclui depois de vários dias, quando o vapor da soda é totalmente liberado.

      Excluir
    2. A receita correta é essa:
      Receita de Sabão Caseiro Ingredientes
      2 litros de óleo de cozinha usado;
      350 g de soda em escama;
      350 ml de água.

      Resumindo: Para cada 2 litros de óleo, se usa 1/2 litro de soda já líquida.

      Para 4 litros de óleo você teria que usar 1 litro de soda já misturada na água! O resultado seria 5 litros de sabão em barra.
      Não coloque álcool! Não é preciso..

      Excluir
  8. Oiii. gostaria de saber o que eu faço com meu sabão que não está querendo endurecer... olha a receita: 6 litros de óleo , 4 litros de álcool, 1 quilo de soda, 2 litro de água ... ele não está firmando,está com aspecto de molhado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não uso álcool na receita...espere ele evaporar.
      Para 1 k de soda você deveria ter usado 1 litro de água para dissolver as escamas. Também vai ter que esperar esse excesso de água secar.
      Vai mexendo sempre que puder, que uma hora essa água toda seca e o sabão se acerta.
      Obs: Também gosto de colocar uns 2 copos de sabão em pó para dar um aroma melhor no sabão caseiro.
      Fazendo isso você vai ajudar a enxugar o seu sabão.

      Excluir
  9. oi fiz um sabao e coloquei muita soda e ele ficou muito duro e na hora de cortar vira farinha o que posso fazer para não perder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marco!
      Você não perdeu o seu sabão!
      Ele só é mole nas primeiras horas, depois endurece mesmo.
      Para lavar louças, você coloca um pedaço do sabão numa vasilhinha de plástico com um dedo de água (para fazer a espuma) e ele fica lá até acabar. Ali ele irá amolecer um pouco.
      Para lavar roupas, o seu está ótimo!
      Eu costumo ralar o sabão direto dentro da máquina de lavar roupas! O tanto que eu acho o suficiente para substituir o sabão em pó industrializado. E depois, na hora de enxaguar uso um amaciante com perfume da minha preferência para perfumar a roupa.
      Vou contar uma super dica!
      Compro o confort, pego uma garrafinha de pulverizar água (em lojas de 1,99), coloco um fio de confort para um copo de água e pulverizo a roupa lavada já no varal.
      A roupa fica perfeitamente perfumada! O confort dura o ano todo! Rs... e a casa toda fica com um cheirinho ótimo!
      Um abraço!
      Raquel

      Excluir
  10. fiz esse sabão 2 vezes mas ele não endurece,na hora de bater ele da uma espuma cremosa e depois vira uma pasta.Como é o jeito certo de bater? obrigada angela

    ResponderExcluir
  11. Angela, querida, você precisa esperar 24 hs em repouso para ele endurecer.
    Paciência....

    ResponderExcluir
  12. OLÁ RAQUEL!!!EU FIZ ESSE SABÃO O MÊS PASSADO E FIQUEI FELIZ PQ ACERTEI DE 1º, JÁ ESSES DIAS FUI FAZER UMA NOVA RECEITA C/ MENOS OLEO E NÃO DEU CERTO, FICOU UMA SEMANA CRIOU UMA CROSTA MOLE E O RESTANTE LÍQUIDO, EU ACHO QUE EU NÃO MEXI O SUFICIENTE,POIS MEXI 20MIN. ESSE LIQUIDO QUE SOBROU DÁ P/ REAPROVEITAR? ONTEM(3-8) EU FIZ UM OUTRO JÁ ENDURECEU POR CIMA MAS TINHA LÍQUIDO EM VOLTA, EU COLOQUEI EM CXS DE LEITE, TIREI O LÍQUIDO E SÓ DEIXEI A MASSA DURA, AMANHÃ IREI DESENFORMAR. BJOS REGINA

    ResponderExcluir
  13. Gostei da aparência do sabão.
    Uma dúvida: você usa o óleo frio? só acrescentar a soda líquida e ir mexendo?
    Quero muito fazer essa sabão pra uso pessoal.

    ResponderExcluir
  14. Ola, meu sabão tbm não quer endurecer... não sei o que fazer!
    A receita que eu utilizei foi: 5 litros de óleo, 5 litros de aguá, 1 kg de soda (em escama), 2 litros de alcoo. O ultimo ingrediente que eu coloquei foi o alcoo, antes de acrecentar o alcoo, a mistura esta engrosando, depois não quis engrossar mais...queria pode salvar essa mistura!
    Desse de já, muito obrigado...
    Tatiane

    ResponderExcluir
  15. fiz um sabao coloquei oleo usado 1 kg sado escamas e 2litros de agua ficou duro com exesso de soda ta até pinicando o que faço pra salvar a receita

    ResponderExcluir
  16. Fiz um sabão caseiro e a massa talhou, ficou cheia de bolinhas e esfarelando, por quê?

    ResponderExcluir
  17. Marcia Romão

    Oi Raquel...usei uma receita que não endureceu,a receita foi 2 2/1 litros de óleo , 2/1 litro de detergente , 500 gramas de soda em escamas diluida em 500 ml de água. Misturei tudo por apenas 15 minutos, será que o meu erro foi mexer pouco tempo ?

    ResponderExcluir
  18. Olá vai uma dica ai...
    Pra quem tem batedeira planetária, faça meia receita, ou seja, 1 litro de óleo e 250 ml de soda liquida , bata na batedeira até ficar cremoso, se colocar um pouquinho de álcool endurece rápido, só q não dá para bater muito.

    ResponderExcluir
  19. me ajude fiz o sabão mas ele ficou com pedaço de gordura dura dentro o que fazer..?

    ResponderExcluir
  20. a minha nao deu certo o tentei fazer liquido e ai deu uma nada em cima o que tenhio que fazer

    ResponderExcluir
  21. BOM, TO RINDO PORQUE VI QUE EU NÃO FUI A UNICA QUE ERROU NO SABÃO!! KKKKKKKKK Eu coloquei oito litros de oleo, um kl de soda caustica, um copo de sabão em po, um copo de amaciante, um copo de alcool perfumado e agua apenas o necessario para dissolver
    a soda.Aqueci o oleo, misturei a soda, o sabão,amaciante,e o alcool. mexi por meia hora, ficou uma massa pastosa. Hoje fui ver, e o escesso de oleo ficou por cima. enxuguei com um pano, e deixei secando.A pergunta é:: - O excesso de oleo!! vai estragar meu sabão?? O aroma ficou bom. Não vai estragar a minha roupa??

    ResponderExcluir
  22. ups excesso :: desculpe ai os erros kkkkkkkkkk boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  23. Gustavo aconteceu o msm com o meu sabao.To aguardando resposta tbm.

    ResponderExcluir