quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Receitinha bem básica




Receita de Sabão Caseiro Ingredientes
2 litros de óleo de cozinha usado;
350 g de soda em escama;
350 ml de água.

Preparo
Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou em uma lata de tinta de 18 litros. Reserve. Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada de 60º. Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos). Após esse período despeje o conteúdo em recipientes e aguarde a secagem.


Importante
Cuidado no manuseio da soda cáustica, pois é um material muito corrosivo. Utilize luvas e óculos de proteção para evitar qualquer acidente. Deixe o sabão em descanso depois de pronto, por alguns dias antes de utilizá-lo, para que a soda caustica se dissolva.

Obs: Quando pronto o sabão se apresenta desta cor
e com o passar dos dias ele fica bem claro, assim:


Esse video mostra com muito objetividade e simplicidade, porém a soda usada é a líquida:
Ainda não fiz com a soda líquida... Me parece mais fácil!


2 comentários:

  1. Antes de fazerem sabão (para sua segurança) melhor ler a matéria do site sobre a quantidade correta de soda que deve ser utilizada. Para cada litro de óleo de soja deve-se utilizar 120g de soda cáustica (cada tipo de gordura irá exigir uma qtde de soda)

    http://www.japudo.com.br/2013/12/29/sabao-de-oleo-usado-perigo-das-formulas-que-estao-por-ai/

    Me interessei depois de ver uma professora de química ensinando a fazer o sabão caseiro no programa "É de casa" da Globo. Percebi que ela usava muito menos do que as receitas disponibilizadas na internet que a maioria das pessoas utilizam.

    Espero ter contribuído para fazerem um bom sabão.

    ResponderExcluir
  2. Obs.: Fiz a receita e deu certinho tb. O melhor é que não sinto irritação na pele (que sentia qdo minha tia fazia com uma receita que usava quase o dobro de soda).

    ResponderExcluir