quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Meu primeiro sabão com óleo de cozinha reciclado

Esse é o meu primeiro sabão

Aqui está a minha primeira experiência com o sabão caseiro:


Fiz meu primeiro sabão no dia 12/01/11
minha receita foi :
750 ml de óleo
200 gr de soda (gastei R$ 2,40)
400 ml de água quente
uma dose de sabão em pó de coco (só para aromatizar)
2 dedos de álcool
Obs: endureceu muito rápido após o alcool e errei em ter feito numa vazilha de alumínio. (corroeu minha panela!)
Mas o sabão esta cortado e secando... (suando gotinhas de água).
Vou esperar 21 dias. (O tempo esta muito chuvoso).
No dia 03/02 o sabão estará pronto!
Ai vou pesar o sabão e ver o quanto rendeu.

*Pesei o sabão no dia 19/01. Rendeu: 1kg e 150grs
De ontem para hoje apareceu uma penugem de cristais envolvendo o sabão.
Já aconteceu isso com o sabão de alguém??


Essa é a penugem cristalizada que apareceu no meu sabão, 7 dias depois de tê-lo feito.
Algum quimico sabe me dizer o que é isso? Se é comum aparecer em todos os sabãos caseiros?
Resposta: Uma amiga do Facebook me respondeu essa!
Essa penugem cristalizada é a soda absorvendo água.
Também!!! o tempo tá muito úmido, só chove, chove...


Dia 20/01/1011

Gente, hoje lavei todas as louças que estavam na minha pia, pela primeira vez, com o Meu sabão!!!! Ele ficou feinho MAS É ÓOOOTIMOOOOO !!!!!!!
Nunca lavei louça com tanto prazer!!!!! KKKKKKKKKKKKK....
Verdade!!!! É muito bom!!!!! Rsrsrsrs...
RECOMENDADÍSSIMO!!!!!!! PODEM FAZER TAMBÉM!!!!!

Convido todos os interessados pela saponificação à participar desse blog/chat !
Sejam bem vindos!

7 comentários:

  1. Se voce ainda nao reciclou o seu oleo ou nunca fez sabao caseiro aproveite a oportunidade para aprender algo novo e ajudar a mudar as condicoes do planeta....alem de estar ajudando a natureza, voce pode estar ensinando aos amigos a fazer algo novo, rentavel e saudavel....faca sabao caseiro, distribua entre os amigos e junto com ele entregue uma carta sua personalizada ensinando a todos como fazer o sabao caseiro....essa e uma forma de voce estar fazendo a sua parte e assim sucessivamente estaremos juntos mudando todas as coisas que estao destruindo as nossas vidas...Contamos com voce....comeca agora mesmo. Unidos faremos um mundo bem melhor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Sylvia, pela sua presença!! : )
    Conto com a chegada de muitos mais amigos para contarem suas experiências, erros e acertos com o sabão caseiro! bjsss

    ResponderExcluir
  3. Estes cristais brancos que apareceram em seu primeiro sabão, nada mais é do que o excesso de soda caustica que você usou na fabricação do seu sabão. Esse excesso de soda cáuistica tambem reagiu com o gás carbônico presente no ar e formou carbonato de sódio, que é branco. A quantidade de soda necessária para neutralizar 1000 ml ( 1 litro ) é 0,136 g de soda caustica em escamas. A concentração da solução de soda caustica para reagir com o óleo usado é de 32%.
    Se você usar o óleo a 38ºC e solução de soda também a 38ºC a reação será mais lenta, mais o sabão será de melhor qualidade e não queimará sua mãos

    ResponderExcluir
  4. Meu sabão caseiro também ficou com cristais que acredito que sejam da soda.. será que não mexi o suficiente? achei que tinha derretido tudo quando coloquei o óleo aquecido e vi tudo borbulhar.. agora tenho medo de usar e causar algum dano a pele..

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal boa tarde fiz ontem meu sabão de sofá com oleó saturado penteado coloauei 100 gr... de sabão em pó e 500ml de detergente neutro mexi por 40 minutos e não deu o ponto daí coloquei mais 200gr. De sal e 1000 ml de água bati com a batedeira deu a consistência botei na forma hoje fui ver esta meio mole e suando o que devo fazer???

    ResponderExcluir
  6. Bom dia? Eu fiz meu sabão ontem por volta de 15:00 hoje cortei em pedaços.
    Mais esta suando isso é normal ?

    ResponderExcluir